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Preço E Valor: Você Sabe A Diferença?

Quando queremos perguntar quanto custa um produto/serviço nós falamos: Qual o valor disso?

Mas você sabia que está incorreto utilizar o termo valor nessa situação? Continue a leitura e entenda de uma vez por todas a diferença entre esses dois termos.

Afinal, o que é preço?

É a quantidade monetária que você deve pagar para adquirir um produto/serviço, é a quantidade de dinheiro que está sendo cobrado para que você adquira esses itens. O preço faz parte do Mix de Marketing (4Ps: preço – praça – promoção – produto), ele quem fica responsável pela precificação e ate por posicionar o produto/serviço no mercado.

Em muitos casos quando algo é muito barato ou muito caro pela percepção do cliente, causa distanciamento nas pessoas, por isso o preço é um quesito bastante importante e determinante para uma marca. E é aí que entra o VALOR.

O valor está totalmente atrelado ao preço.

Sendo assim, podemos afirmar que este está ligado a percepção de preço, ou seja, a toda qualidade e credibilidade depositada em um serviço ou produto.
Um exemplo: por que uma grande maioria das pessoas possuem um desejo tão alto nos celulares da Apple, mesmo sabendo que este é um produto de alto valor aquisitivo? Sabemos que este item é de uma excelente qualidade, mas também sabemos que existem outros modelos que são tão bons quanto.
Então a pergunta: por que as pessoas são dispostas a pagar um preço alto em um celular?
Por causa do seu VALOR! Por causa do STATUS perante a sociedade que o Iphone proporciona!
Entende a diferença?

Agora, existem três situações que ocorrem bastante entre o preço e valor:
A primeira é quando o cliente acha que seu produto/serviço está caro. Isso acontece porque ele não consegue perceber bem o valor que este possui e considera que o preço está além do valor, e é nessa ocasião que se deve investir bem no funil de vendas para que o cliente consiga enxergar o equilíbrio entre preço e valor.

A segunda situação é quando o cliente acha que seu preço está bom e justo para o que você está oferecendo. Isso quer dizer que a relação entre preço e valor está equilibrada, quer dizer que o valor está sendo enxergado e compreendido da mesma forma que o preço.

A última, mas não menos importante, é quando o cliente considera o produto/serviço barato em comparação ao que está sendo entregue. Isso significa que é um bom sinal e que o valor está sendo visto de uma forma tão grande que considera o preço muito baixo para o que está sendo entregue.

O valor é algo subjetivo, é algo percebido pelas pessoas. Quando algum produto/serviço consegue proporcionar ao cliente a percepção do valor que ele possui, o preço pode ser o mais alto que for, ele vai comprar!

Convidamos você a escutar o nosso Contty Cast sobre Preço e Valor para aprofundar ainda mais seu conhecimento! O episódio está disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts e todas as outras plataformas!

Contty sempre com a gente!!

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Stephany Neves
Stephany Neves
Artigos: 76

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