Endereço
Rua Dr. José Peroba, 149 Empresarial Eldorado, 6º andar, Stiep, Salvador – BA – 41770-235.
Horario de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 9h - 18h
Sabado: 10h - 12h
Você, gestor, já se perguntou quanto precisaria vender para começar a ter lucro efetivamente na sua empresa?
Se sim, saiba que existe uma maneira de calcular esse valor, tanto em faturamento, quanto em quantidade vendida, calculando o seu Ponto de Equilíbrio.
O Ponto de Equilíbrio é o indicador estratégico de extrema importância para a saúde financeira de qualquer empresa, pois revela o quanto o negócio deve faturar para arcar com todos os gastos em um período específico.
Logo, com esse indicador estratégico podemos fazer uma análise precisa que mostre o faturamento e o volume de vendas necessários para cobrir os gastos variáveis e fixos da empresa e gerar resultado positivo. Além disso, conseguimos estimar o impacto das variações no faturamento (aumento/diminuição das vendas) sobre o lucro líquido e comparar os preços e gastos, relacionando-os com os resultados esperados por meio do diagnóstico da estrutura de custos envolvidos nas atividades da empresa.
A maior parte das empresas do mercado de contabilidade estão focadas em observar esse indicador por uma perspectiva de DRE operacional. Desse modo, os cálculos são realizados levando em consideração a margem de segurança daquela empresa, com o lucro estimado sendo 0.
Contábil: Considera apenas as despesas e custos fixos (gastos fixos) no numerador.
Cálculo: Gastos fixos / Margem de Contribuição
Financeiro: São desconsiderados gastos desnecessariamente desembolsáveis, como a depreciação de equipamentos e materiais de trabalho.
Cálculo: Gastos fixos – depreciação / Margem de Contribuição
Econômico: Tem como diferencial o acréscimo do custo de oportunidade. Dessa forma, são acrescentados ao cálculo a margem de ganho caso o empreendedor tivesse investido em outro negócio ou em um fundo de investimentos.
Cálculo: Gastos fixos + Custo de oportunidade / Margem de Contribuição
Como a Contty tornou o “PE” um indicador estratégico
A ação disruptiva de mercado da Contty tornou o Ponto de Equilíbrio e outros indicadores financeiros, parte de uma análise estratégica que antecede o planejamento de negócio dos nossos clientes.
Dessa forma, começamos a calcular esses 3 tipos de “PE” focando em estratégias que fossem além da margem de segurança da empresa, o “lucro 0”. Assim, pudemos utilizar a estimativa de lucro do empresário dentro do cálculo, para, além do PE Contábil, calcularmos também:
Enfim, com modificações nos cálculos do Ponto de Equilíbrio, conseguimos revelar direcionamentos em diversos pontos de contato com esse indicador financeiro. São alguns exemplos: precificação, necessidade de capital de giro, meta de faturamento, dentre outros, sempre focando nas especificidades e estimativa de lucro de cada negócio.
Portanto, utilizamos o Ponto de Equilíbrio para definir os dados que você precisará para alcançar a sua margem de segurança, com o lucro zerado, e ultrapassá-la. Dessa maneira, podemos ajudar a sua empresa a obter o lucro que você deseja e crescer cada vez mais.