Endereço
Rua Dr. José Peroba, 149 Empresarial Eldorado, 6º andar, Stiep, Salvador – BA – 41770-235.
Horario de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 9h - 18h
Sabado: 10h - 12h
Você já deve saber da importância de realizar um planejamento estratégico para o seu negócio. Entretanto, você realiza esse planejamento com base no seu Orçamento Empresarial? Se a resposta for “não”, leia esse texto até o final e entenda porquê você pode estar perdendo dinheiro.
Esse é um termo que diz respeito às diretrizes de organização das finanças do seu negócio. Nesse “mapa” financeiro, estruturamos demonstrativos que servem de guias para o entendimento da situação econômico-financeira da empresa e norteiam as tomadas de decisão de gestores que querem se tornar mais estratégicos.
Essa pergunta já foi respondida no início desse texto: o Orçamento Empresarial é a base para um planejamento estratégico bem estruturado e seguro.
“Mas por qual motivo ele traz segurança?”
Você já teve a sensação de que, mesmo com o aumento do faturamento, o seu lucro se manteve, ou até mesmo diminuiu?
Você já presenciou alguma situação na qual algo não saiu como desejado e todo o seu planejamento foi comprometido?
Então, todos esses gargalos são comuns em empresas que negligenciam o Orçamento Estratégico:
Você já sabe o que é esse conceito e qual é a sua importância de utilizá-lo. Agora, entenda as formas de aplicar ferramentas orçamentárias no seu negócio.
Essas ferramentas orçamentárias servem como “guias” que mapeiam a situação financeira do negócio. Entretanto, a gestão das finanças deve estar alinhada com todos os setores da empresa, sejam eles estratégicos, táticos e operacionais.
“Como assim?”
Quando alinhada de forma plena com todo o funcionamento do seu negócio, o Orçamento pode servir de base para diversas ações:
Assim, torna-se explícita a relação entre o Orçamento Empresarial e a famosa ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC)
Portanto, é evidente que realizar o Orçamento da sua empresa de maneira consciente e estratégica é capaz de render múltiplos tipos de análise para você gerir e tomar decisões embasadas.
Desse modo, dentre os “guias” orçamentários estão os demonstrativos de resultado do exercício e de fluxo de caixa (DRE e DFC). Esses dois relatórios se complementam e revelam informações de extrema relevância para a análise da sua saúde financeira.
Com o DRE, conseguimos entender o seu regime de competência, que é resumidamente o registro das movimentações financeiras da empresa em datas que representam a origem do fato da transação financeira, analisando dados como receitas e despesas, para entendermos a lucratividade do seu negócio, se está gerando lucro ou prejuízo, e quais os pontos de melhoria indicados a médio e longo prazo.
Em contrapartida, com o DFC, registramos as entradas e saídas diárias do caixa da sua empresa. Logo, analisando informações como contas a pagar e a receber, temos o panorama a curto prazo de como está a saúde financeira do seu negócio e o que podemos fazer para torná-la mais estável.
Dessa maneira, assim como o DRE e o DFC, existem diversos outros demonstrativos, até mais complexos, que nos ajudam a auxiliar diversos gestores a saírem dessas situações de gargalos por um planejamento mal estruturado.
Esses gestores contaram com a gente para produzirmos esses demonstrativos e muitas outras ferramentas que tornaram os resultados mais previsíveis, o planejamento mais assertivo e proporcionaram o aumento do lucro.
Se você ainda não utiliza o Orçamento Empresarial como base da sua estratégia de negócio e quer ter mais segurança e previsibilidade no planejamento estratégico da sua empresa, entre em contato e Contty com a gente!