Endereço
Rua Dr. José Peroba, 149 Empresarial Eldorado, 6º andar, Stiep, Salvador – BA – 41770-235.

Horario de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 9h - 18h
Sabado: 10h - 12h

Bares e restaurantes: Mais da metade tem dívidas e impostos atrasados

Como está a situação dos bares e restaurantes e porquê os empresários do setor acumulam tantas dívidas?

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou uma preocupante realidade enfrentada pelos estabelecimentos do setor. Segundo o levantamento, mais da metade dos bares e restaurantes (42%) estão com dívidas vencidas, seja com impostos, fornecedores ou serviços públicos. Essa situação levanta questionamentos sobre a atual condição do setor e as principais razões por trás do acúmulo dessas dívidas.

Quais são essas dívidas?

De acordo com a pesquisa, os débitos em atraso são predominantemente relacionados a impostos federais, como Imposto de Renda, PIS/Cofins ou parcelas do Simples, representando 80% das dívidas. Além disso:

  • 53% das empresas possuem dívidas relacionadas a impostos estaduais;
  • 35% têm encargos trabalhistas pendentes;
  • 26% estão com taxas municipais atrasadas;
  • 26% enfrentam dívidas com serviços de água, luz, gás e telefonia;
  • 22% têm débitos com fornecedores de insumos;
  • 19% estão com o aluguel em atraso.

O estudo também revelou que, embora 21% das empresas tenham operado com prejuízo em maio, houve um aumento no número de estabelecimentos que obtiveram lucro, passando de 37% em abril para 43% em maio. Por outro lado, houve uma diminuição no número de empresas que se encontram em equilíbrio financeiro, passando de 41% para 35%.

Qual o motivo desse desequilíbrio financeiro?

Apesar do crescimento no lucro obtido pelos bares e restaurantes, mais empresas desse setor passaram a se encontrar em desequilíbrio financeiro.

Qual a razão disso?

Os empresários não estão focados em garantir uma boa gestão financeira. Essa é a realidade.

Na correria da operação, muitos empresários acabam deixando as finanças de lado, ou então delegam esse pilar da saúde do negócio para empresas que não possuem a capacidade de lidar com a complexidade da gestão financeira.

  • Projetar o fluxo de caixa;
  • Fazer a análise vertical e horizontal do demonstrativo de resultado;
  • Calcular a necessidade de capital de giro e ponto de equilíbrio;
  • Entender a margem de contribuição de cada produto;
  • Conciliar entradas e saídas.

Essas são algumas das demandas básicas de um departamento financeiro eficiente. Entretanto, a maioria das empresas não possui essa movimentação, o que ocasiona um caos e imprevisibilidade nas finanças do negócio e, consequentemente, dívidas atrasadas.

Então, o que fazer para evitar dívidas?

A situação dos bares e restaurantes em relação às dívidas e impostos atrasados é preocupante. Os desafios impostos pela pandemia, custos operacionais elevados, concorrência acirrada e gestão financeira ineficiente contribuem para a acumulação dessas dívidas. 

No entanto, a busca por soluções financeiras adequadas, a melhoria na gestão dos negócios e o suporte contábil especializado podem ajudar a reverter essa situação.

Na Contty, entendemos as dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor de bares e restaurantes. Nosso departamento financeiro está pronto para fornecer orientação personalizada e soluções financeiras adequadas às necessidades do seu negócio. 

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a superar os desafios financeiros e alcançar o sucesso.

Compartilhe seu amor
Stephany Neves
Stephany Neves
Artigos: 76

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *