Endereço
Rua Dr. José Peroba, 149 Empresarial Eldorado, 6º andar, Stiep, Salvador – BA – 41770-235.
Horario de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 9h - 18h
Sabado: 10h - 12h
Sabemos que uma das maiores dificuldades dos empreendedores atualmente é realizar a precificação de seus produtos e/ou serviços de forma correta, já que estabelecer os preços nem sempre é uma tarefa fácil!
Por não ter uma estratégia bem definida ou por falta de conhecimento do que deve ser analisado na hora da precificação, muitos empreendedores erram na hora de colocar seus preços e isso pode ser um problema extremamente perigoso para a saúde da empresa.
Um dos principais e mais famosos erros que o empreendedor comete na hora da precificação é copiar os preços da concorrência. Poderia ser uma estratégia bem prática, já que os produtos e/ou serviços pertenceriam ao mesmo ramo, certo? Não! Mas por que isso é errado?
Ao copiar o preço da concorrência, o empreendedor não leva em conta suas próprias despesas, que podem, e na maioria das vezes são, diferentes das despesas dos concorrentes. Levando em conta o aluguel do espaço, a quantidade de funcionários, junto aos salários e os custos fixos que cada um tem com o seu negócio todos os meses é possível notar que o custo total deve ser diferente daquele que a concorrência apresenta. Fazendo isso resulta-se em perder a lucratividade, pois o preço não será suficiente para cobrir seus custos e perder a competitividade, pois poderá ser cobrado mais do que deveria no produto e/ou serviço.
Além desse erro ainda são comuns:
Colocar o menor preço não é uma boa estratégia, essa estratégia irá trazer diversos prejuízos para a sua empresa. Por isso o preço deve ser justo e suficiente para garantir que você tenha lucro.
O aluguel da loja, a conta de luz e os gastos com salários de funcionários são algumas despesas que provavelmente seu negócio tenha, certo? Se você não considerar esses gastos, você vai errar na hora da precificação. Além de levar em conta o quanto você gastou para comprar ou produzir alguma coisa, é preciso somar com isso o custo operacional para manter seu negócio ativo.
A precificação vai muito além de analisar somente os custos do produto, devem ser analisados também os impostos que deverão ser pagos, o lucro e investimentos previstos, por exemplo.
Obs: Depois que você analisar tudo isso você deve comparar seu preço com o dos concorrentes!
Em suma, para realizar uma precificação correta, você precisa:
Além disso, o empreendedor também precisa considerar a percepção de valor que o cliente tem em relação ao produto e/ou serviço. Se não fizer isso, a chance de colocar um preço errado no seu produto será enorme.
Agora que já mostramos como a precificação é super importante para o sucesso da sua empresa, abordaremos 3 problemas causados pela precificação de produtos errada:
Uma das formas que um produto é valorizado no mercado é através do valor com que é observado pelo consumidor. Definir um preço muito abaixo do mercado prejudica seriamente a visão do cliente em relação ao produto.
Como a precificação está errada, o valor dos custos operacionais acaba não sendo considerado. Não pensar nos custos operacionais na hora de desenvolver um preço pode causar prejuízos no dia a dia da empresa.
Sabemos que todo produto ou serviço possui impostos embutidos. Pensando nisso, o preço cobrado pelo produto e/ou serviço deve levar em consideração os impostos presentes.
Tenha uma coisa em mente: preços muito altos podem fazer com que sua empresa perca clientes para a concorrência e preços muito baixos podem até trazer mais clientes para a sua empresa, mas junto a isso também trará prejuízos. Com uma precificação inadequada dificilmente você terá lucro.
Pense nisso e Contty com a gente!