Endereço
Rua Dr. José Peroba, 149 Empresarial Eldorado, 6º andar, Stiep, Salvador – BA – 41770-235.
Horario de Funcionamento:
Segunda a Sexta: 9h - 18h
Sabado: 10h - 12h
A liderança é sem sombra de dúvida uma das mais importantes ferramentas para empreender. Afinal de contas, empreender ou ter uma empresa não é nada mais nada menos do que liderar pessoas com uma missão e visão.
Para entendermos liderança, precisamos compreender que liderar não é apenas comandar um grupo de pessoas e planejar o que cada um vai fazer e como coletar os resultados de cada indivíduo e do todo.
Antes de qualquer coisa, o líder precisa conhecer sobre si mesmo para que possa conhecer as necessidades da empresa, entender como planejar ações com resultados mais expressivos e compreender pessoas.
Ele deve entender como pensar e se comportar diante de situações das mais diversas; como enxergar e se comportar com seres humanos, no ambiente corporativo e, principalmente, como lidar emocionalmente e estrategicamente com as mudanças que podem ser bruscas.
Liderar é inspirar, motivar e estar junto, e um bom líder não vai enxergar status em sua liderança, mas uma oportunidade em trilhar caminhos que tragam satisfação pessoal e profissional para si e a cada membro do grupo, além de resultados concretos e impactos positivos por onde passar.
Um estudo do Brandon Hall Group mostra que de acordo com 83% de empresas que foram entrevistadas acreditam ser importante melhorar as habilidades de liderança em todos os níveis da organização.
A realidade, porém, ainda está aquém disso. Entre os 83% de empresas que acreditam nisso, apenas 5% começaram a aplicar ou já aplicaram alguma estratégia para melhorar as habilidades de liderança na empresa.
Por isso, ao terminar de ler esse artigo, é muito importante que você identifique seu estilo de liderança e ponha em prática no seu negócio!
Conhecer as características de cada tipo de liderança, com seus pontos positivos e negativos, é fundamental, pois dependendo do momento em que a empresa se encontra, pode haver a necessidade de permear entre os tipos de liderança, ora para um lado mais severo, ora para maior liberdade de criação e inovação.
Liderar não é apenas distribuir ações entre o time e cobrar por resultados: é ter visão estratégica, conhecer sobre pessoas, ter jogo de cintura, saber quando há uma necessidade maior de determinada característica ou ação.
O importante é agir com autenticidade e ter segurança no que se está fazendo para que possa servir de exemplo e, ainda, auxiliar no desenvolvimento de toda a equipe individualmente.
No primeiro estilo temos: O líder Protetor
São aqueles líderes que costumam ser gentil, acolhedor e interessado no bem-estar do seu time. Esse estilo de líder precisa ter uma equipe responsável para gerar resultados, afinal todos do time se sentem protegidos e respeitados. Os problemas surgem quando um ou outro colaborador abusa dessa bondade e começa a não entregar resultados.
Os principais pontos fortes de um líder protetor é a facilidade de criar um ambiente acolhedor, além de ser respeitoso e participativo e gerar pouca rotatividade no time. Porém, pode parecer indeciso e conformado com resultados negativos, e também tem facilidade de criar uma zona de conforto no time.
O estilo 2 é o líder Trator
São aqueles líderes com altíssima intensidade de cobrança, é determinado e franco. É o perfil ideal para equipes que respondem bem à pressão, afinal tem um comando muito claro. Os problemas surgem quando o líder exagera na agressividade e na intolerância.
Os principais pontos fortes de um líder trator é transparência e a incansável busca por resultados, porém pode gerar instabilidade, medo e ter um alta rotatividade no time.
O terceiro estilo é o líder centralizador
São os líderes mais conservadores, organizado e sistemático, onde as tomadas de decisão são seguras. Os problemas começam quando o líder parte para o micro gerenciamento, exigindo que as pessoas façam o trabalho apenas de uma forma, a forma que o líder deseja.
As principais características de um líder centralizador, é a estabilidade, a clareza sobre as regras e normalmente é muito “mão na massa”. Porém costuma ser muito desconfiado, trava o dia a dia dos seus liderando e cria burocracia sem necessidade.
O quarto e último estilo é o líder empreendedor
São aqueles líderes com muita facilidade em delegar, costuma ser ambicioso e otimista. A equipe precisa responder bem a essa autonomia para gerar bons resultados. Os problemas começam quando o líder abdica da gestão do dia a dia, deixando a equipe com a sensação de que ele está sempre ausente.
Os principais pontos fortes desse perfil de liderança é ser dinâmico e ousado, além de ser um ótimo estrategista. Mas tem como ponto fraco a superficialidade, além de corre riscos exagerados.
Agora que você já sabe quais são os principais estilos de liderança, faça uma auto avaliação e vá para o “campo de batalha” colocar em ação.